Basquetebol

O basquetebol é outro importante desporto em Ponte De Lima e também um dos mais praticados juntamente com a canoagem e o futebol.

É um jogo desportivo coletivo disputado por duas equipas de 10 jogadores (5 em campo e 5 suplentes) que têm como objetivo passar a bola por dentro de um cesto e evitar que esta entre no seu cesto colocado nas extremidades do campo, seja coberto ou ao ar livre.

Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, passar a bola em direção a um companheiro de equipa.

O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936.

Basquetebol em Ponte de Lima

A equipa mais requisitada de basquetebol em Ponte de Lima denomina-se BC Limiense e foi fundada à relativamente pouco tempo, mais precisamente em 2011.
Foi fundada devido à necessidade de criar uma associação assente em valores absolutos e cuja principal finalidade é servir a comunidade mostrando sempre a força de vontade, o espírito voluntarioso e a determinação de uma equipa que reúne pessoas com provas dadas na modalidade.

A principal missão dos responsáveis por esta equipa é produzir jogadores para o mais alto nível competitivo, capazes de integrar as melhores equipas do país, promovendo uma sólida formação, baseada em valores desportivos, pessoais e sociais.
Para isso, dirigir, promover e incentivar a pratica desportiva e recreativa do basquetebol, de modo a fazer chegar o basquetebol a todas as crianças do concelho de Ponte de Lima é a meta.

Objetivos a curto/médio prazo:

1º Atingir a meta dos 300 atletas (última época 265)
2º Conseguir estabelecer Núcleos de Minibasquete em todos os Centros Educativos de Ponte de Lima (neste momento 09 em 12 possíveis)
3º Obtenção de uma Sede
4º Dominar desportivamente todos os escalões competitivos a nível Distrital
5º Ser referência nacional em termos de formação de atletas da modalidade.