Canoagem

A canoagem é um desporto náutico, praticado com a utilização de embarcações (canoa ou caiaque). Há relatos já bastante antigos sobre a história deste desporto que dizem já vir da Pré-história, no entanto só no ano de 1936, a canoagem passou a fazer parte das modalidades dos Jogos Olímpicos (nas modalidades slalom e velocidade). Em Ponte de Lima é o desporto mais apreciado, o que dá mais reconhecimento à nossa vila pelo país e também a nível internacional.

Canoagem em Ponte de Lima

Ponte de Lima é sem dúvida onde está localizado o melhor clube náutico do país e de onde se criam grandes campeões, na página oficial do clube (http://www.cnplima.com/ ) podemos encontrar alguns fatores que podem dar resposta a tamanho sucesso, como por exemplo neste texto extraído da página “Um dos fatores distintivos do Clube Náutico de Ponte de Lima é a forma como se organiza, muito próximo dos seus atletas e com uma grande empatia com a comunidade envolvente. O sentimento de pertença dos técnicos e atletas ao clube e deste em relação ao concelho que o abraçou criaram uma relação e uma simbiose que são pouco comuns no panorama desportivo nacional. Assim, quando o clube vence, todos são vencedores e se sentem obreiros do sucesso. É este sentimento e esta forma de estar que transformou o Clube Náutico numa verdadeira família!”. É um facto que como diz o velho ditado “A união faz a força” e é um orgulho enorme para todos os Limianos e simpatizantes verem o trabalho que atletas, treinadores, dirigentes, colaboradores, entre outros, contribuem para que as conquistas sejam feitas, sabendo que com trabalho e dedicação tudo de consegue e tentando sempre fazer melhor, porque uma característica bastante presente nos Limianos é nunca baixar os braços e tentar sempre fazer mais e melhor.

Fernando Pimenta

Fernando Pimenta nasceu dia 13 de agosto de 1989, é atualmente um canoísta que integra o Projeto Olímpico do Benfica. É a figura de maior referência do clube náutico de Ponte de Lima, visto que foi lá que fez a sua formação e também que conseguiu as condições necessárias para ganhar a medalha de prata nos jogos olímpicos em K-2 1000 m juntamente com Emanuel Silva em Londres no ano de 2012, segundo ele uma vitória marcante na sua vida e a qual gostaria de no mínimo repetir.

Fernando conta que a sua paixão pela canoagem começou no desporto escolar da sua escola, como uma brincadeira para passar o tempo e desde cedo chamou a atenção pelo seu jeito e destaque em relação aos outros colegas. Conta que naquela altura não
pensava atingir os patamares que já atingiu, mas cedo acreditou nas suas potencialidades e trabalhava duro para atingir os seus objetivos, ao longo da sua carreira é verdade que não ganhou sempre, mas essas derrotas fortaleceram a sua determinação e vontade e isso faz dele um lutador e um verdadeiro campeão que nos orgulha.

Tem já um vasto currículo e promete não ficar por aqui, ao todo já conquistou cerca de 117 medalhas, sendo que as de ouro são as de maior número, o que revela a sua importância para o desporto português e em específico para a canoagem nacional.

O clube náutico é o clube de canoagem português mais medalhado em todos os escalões a nível nacional e tem outros atletas de sucesso não só nacional como internacionalmente que também merecem um destaque como por exemplo, Nuno Barros, Campeão Do Mundo e João Amorim, Campeão Do Mundo De Maratonas.