Hóquei em patins

O hóquei em patins é um desporto extraordinário e isso deve-se à velocidade desta modalidade e à incerteza que existe em relação ao resultado final de um determinado jogo.

Para jogar hóquei em patins, é necessário reunir os equipamentos seguintes:

  • Patins de rodas
  • Stick
  • Calções e camisola desportiva
  • Meias
  • Material de proteção, como caneleiras, joelheiras e cotoveleiras
  • Luvas e capacetes específicos para a proteção dos guarda-redes

Um jogo de hóquei em patins exige a presença de duas equipas de 5 elementos, sendo que um deles é o guarda-redes e os restantes são jogadores de campo. O campo de jogo deve ser plano e liso e pode ser feito em madeira ou em cimento.

Os jogadores devem conduzir a bola com o auxílio de um stick e devem procurar fazer o golo, isto é, colocar a bola no fundo das redes da baliza do adversário. Se o fizerem, a equipa ganha a vantagem de um golo e no final do jogo ganha quem tiver conseguido marcar mais golos.

Os árbitros de um jogo de hóquei em patins podem sancionar um jogador ou técnico com uma advertência verbal, cartão azul (expulsão durante dois minutos) ou cartão vermelho (expulsão definitiva).

Hóquei em Patins em Ponte de Lima

Foi fundado em 1953, e tal como acontece no futebol, o Limianos repete o seu destaque, sendo novamente a melhor equipa do concelho.
É um clube com formação bastante boa também nesta modalidade e de onde já saíram grandes jogadores para jogarem em grandes equipas.
E já conquistou ao todo 13 títulos, 1 título em competições nacionais e 12 em competições regionais.